Lula diz que projeto Azeredo é censura na Internet

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje em Porto Alegre, no 10° Fórum Internacional Software Livre - fisl10 - que no governo dele é proibido proibir. A frase de Lula foi uma referência ao projeto de lei do senador Eduardo Azeredo, que propõe vigilância na Internet. O presidente foi ovacionado pelos milhares de participantes em sua primeira visita ao fisl, que mostraram uma faixa a ele, pedindo que vete a lei Azeredo. Sem afirmar que vai vetá-la, mas sinalizando que se trata de censura na Internet, Lula disse que antes o projeto precisa passar pelo Congresso.

O presidente chegou acompanhado da Ministra-Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, do prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, do reitor da PUCRS, Joaquim Clotet, ministros e vários parlamentares, e foi recebido pelo coordenador-geral do fisl10, Marcelo Branco. Após passar pelo que considerou "um corredor polonês", quando visitou a exposição e a área destinada aos grupos de usuários, onde distribuiu autógrafos, abraços e pousou para fotos, Lula falou para um grupo de aproximadamente 300 pessoas, num dos auditórios do evento.

Antes do pronunciamento do presidente, falaram Marcelo Branco e a ministra Dilma. Branco afirmou que "a revolução que estamos vivenciamos não é apenas tecnológica. É uma verdadeira mudança de atitude nas pessoas. O conhecimento não está mais apenas concentrado dentro das grandes corporações, visto que pode ser acessado de qualquer lugar pela Internet".

Muito aplaudida pelo público, a ministra Dilma Rousseff ressaltou em seu discurso os investimentos do governo federal em tecnologias livres. Segundo ela, mais de R$ 370 milhões foram economizados com a implantação de softwares que não exigem o pagamento de licenças. Ressaltou, ainda, que este dinheiro gera investimentos em importantes ações sociais."As semelhanças que nos unem são muito maiores do que as diferenças. Estamos voltando a afirmar que um outro mundo é possível. E ele está sendo construído, aqui, por vocês", afirmou.

Sobre o Blog do Planalto, a ministra Dilma informou se tratar de uma moderna ferramenta que se adapta a uma nova realidade. "No Brasil, existem cerca de um mihão de blogs, produzidos por jovens com menos de 25 anos. É com este público que queremos dialogar", explicou.

Carismático, o presidente Lula divertiu o público, com suas habituais metáforas. "Agora que o prato está pronto, é fácil comer. Mas, elaborar este prato não foi brincadeira", disse, referindo-se à idealização da cultura do software livre. "Foi quando decidimos se iríamos para a cozinha preparar o nosso prato, com nossos próprios temperos, ou iríamos comer o prato que a Microsoft queria que a gente comesse, que decidimos pela liberdade", frisou, recebendo empolgados aplausos.

Para o presidente, o software livre proporciona aos brasileiros a oportunidade da inovação, respeitando a criatividade e a particularidade do povo. "Estamos descobrindo que ninguém é melhor do que nós. Apenas precisamos de oportunidades".

 

Fotos aqui.

Comentarios

A frase do Lula sobre a

A frase do Lula sobre a Microsoft é muito engraçada -- mas parece brincadeira de linuxer de quinze anos. Não deixa de ser muito bom ouvir isso do governo, por outro lado.

O fato de ele não ter dito que vai vetar é compreensível. Não é bom ficar criando tensões por todos os lados quando você pode falar por meias palavras e agradar. Eu realmente acho, por outro lado, que, se a lei não for aprovada no Congresso ou for vetada pelo presidente, o Brasil sai na frente dos países Europeus -- onde a influência de instituições ligadas à indústria do entretenimento é maior.

Parabéns pela iniciativa

Parabéns pela iniciativa Presidente Lula de expor claramente sua opinião CONTRA este projeto do Senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) que pra muitos não passa de um AI-5 Digital!
(Lembrando do Ato Institucional Nº5 ver http://pt.wikipedia.org/wiki/AI-5)

É proibido proibir!!!

Lula++ Um abraço ao fisl10

Lula++
Um abraço ao fisl10 desde o Uruguai.

Este é o nosso presidente!

Este é o nosso presidente! Com sua simplicidade, carisma e uma grande consciência social, receberá Prêmio pela Paz da UNESCO em Paris, está colocando o Brasil no seu devido lugar a de uma grande nação, com a oposição mordendo a língua de inveja!!!

Precisamos nós, com a nossa força de mobilização com as novas tecnologias, dar suporte a um projeto político cada vez mais engajado e sintonizado com as nossas demandas.

Flavio E. N . Teixeira
Coord. Metarreciclagem
Casa Brasil - PoA e
ASL.org

BOA LULA!!! É ASSIM QUE SE

BOA LULA!!!
É ASSIM QUE SE FAZ!

Tenho orgulho desse

Tenho orgulho desse governo!!!

Pena que no site do governo

Pena que no site do governo ( http://www.softwarelivre.gov.br/tire-suas-duvidas/... ) eles colacam restrições na definição de software livre.
"...é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído com algumas restrições." não entendi.

Lula é um artista na arte

Lula é um artista na arte de falar o que a plateia quer ouvir. Se ele estivesse numa reunião de usuários da M$ ele diria outra coisa. Não se deixem enganar, se o software livre esta tendo espaço neste governo é algo CONQUISTADO pela comunidade e não uma dádiva do Lula lé lé.

Enviar un comentario nuevo

El contenido de este campo se mantiene como privado y no se muestra públicamente.
CAPTCHA
This question is for testing whether you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
1 + 1 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.