Palestrantes

  • Richard Matthew Stallman
    Fundador do Movimento Software Livre, do Projeto GNU e da Free Software Fundation (FSF), RMS consolidou o conceito de "copyleft" ao escrever a Licença Pública Geral GNU (GNU/GPL), a licença livre mais usada no mundo. Desde 1990 dedica a maior parte do seu tempo como ativista político, defendendo o software livre e lutando contra as patentes de software [http://www.stallman.org/].
  • Peter Sunde Kolmisoppi
    Nasceu em Uddevalla, Suécia, em 1978 e aos 25 anos fundou com mais dois companheiros o The Pirate Bay [http://thepiratebay.org], o maior site do mundo de BitTorrents, centro de um processo de pirataria nos Estados Unidos da America. Veja mais sobre o caso e sobre Peter em seu blog: http://blog.brokep.com.
  • Jan Schneider
    Desenvolvedor de softwares baseados em web desde 1998, juntou forças com estudantes recém formados para fundar a AMMMa AG em Bielefeld, Alemanha, para desenvolver sistemas de gerenciamento de conteúdo e ensino a distância (e-learning) para organizações governamentais, editorias educacionais e outras companhias e organizações educacionais.
    Desde 2004 trabalha como desenvolvedor freelance e consultor, especializado em PHP e Horde, sendo membro do Projeto Horde desde 2001. Blog: [http://janschneider.de]
  • Scott Balneaves
    Scotty, como gosta de ser chamado, é um dos desenvolvedores dos pacotes LTSP para Ubuntu. Principal desenvolvedor do ltspfs (sistema de arquivos em userspace capaz de montar CD-Roms e Pen-Drives das estações diskless no servidor LTSP), entre outros pacotes importantes do LTSP5 [http://ltspthinclient.blogspot.com/].
  • Jim McQuillan
    Fundador do Linux Terminal Server Project (LTSP) e é um palestrante requisitado no mundo todo. Já trabalhou com sistemas de apoio à saúde pelos últimos vinte anos com clientes por todo os Estados Unidos.
  • Jon "Maddog" Hall
    Presidente fundador da Linux Internacional, tem mais de 40 anos na indústria de Software. Ocupa a maior parte do seu tempo em eventos de software livre pelo mundo e segundo ele o FISL é o maior evento comunitário de software livre do planeta.
  • Steven Rostedt
    Programador do Kernel Linux desde 2000, mantenedor do ftrace e desenvolvedor do Real-Time Linux. Autor de livros de programação de kernel. Co-autor do livro O'Reilly's "Building Embedded Linux Systems". Atualmente trabalha na Red Hat.
  • Daniel Baumann
    Desenvolvedor Debian e mantenedor de diversos pacotes, como o dosfstools. Desenvolve uma distribuição Debian Live [http://debian-live.alioth.debian.org/].
  • Leslie Hawthorn
    Gerente de Programas do Time de Software Livre da Google e gerente do Google Summer of Code entre outras coisas.
  • Chris diBona
    Responsavel por Software Livre no Google. Ativista internacional de Software Livre e metodologias relacionadas.
  • Pau Garcia-Milá
    Pau Garcia-Milà é de Barcelona (Espanha) e aos 15 anos começou a desenvolver pequenos projetos. Com apenas 18 anos fundou o eyeOS. Em 2008, o eyeOs registrou mais de 400.000 membros por todo o mundo e quase meio milhão de downloads.
  • Seth Schoen
    Tecnologista do time da Eletronic Frontier Fundation, envolvido ativamente em discussões sobre leis de copyrights digitais e encriptação desde 1990.É especialista em trusted computing.
  • Bdale Garbee
    O "Vovô do Debian" (Debian GrandFather), Líder do Projeto Debian em 2002, e Tecnólogo Chefe de Open Source da HP, trabalha ativamente na melhoria da distribuição Debian GNU/Linux. É presidente da Software in the Public Interest (SPI), uma organização sem fins lucrativos prestadora de serviços ao Debian, entre outros projetos. Também atua no Projeto Debian-Grandfathers e mantém um número significante de pacotes Debian.
  • Jeff Arnold
    Já imaginou instalar um novo kernel em seu sistema e iniciar seu uso sem precisar reiniciar o sistema inteiro? Jeff Arnold imaginou, e melhor, realizou. O início do desenvolvimento do software Ksplice foi como um projeto de pesquisa no MIT, era início de 2007. Em 2008, Jeff e mais tres alunos do MIT iniciaram a Kspice, Inc. para desenvolver e desdobrar mais a tecnologia Kspice. Atualmente Jeff trabalha em Cambridge, Massachusetts.
  • Timothy Cook
    Colaborador internacional do National Institutes of Science and Technology - Medicine Assisted by Scientific Computing (INCT-MACC) e do National Laboratory of Scientific Computing, Ministry of Science and Technology (LNCC-MCT). Especialista em Healthcare Informatic, presta consultoria no uso de software e padrões livres em sistemas integrados de healthcare.
  • Tomasz Kojm
    Lider do projeto ClamAV, o anti-virus em Software Livre mais usado do planeta.
  • Flávio Glock
    Presidente da Sociedade Perl do Brasil e um dos mais brilhantes desenvolvedores em Perl da atualidade. Líder do grupo Brasil Perl Mongers e presidente da sociedade Perl do Brasil. Informações em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Flávio_Glock.
  • Alexandre Oliva
    Um dos criadores da Free Software Fundation Latin America e engenheiro de compiladores da RedHat. Alexandre Oliva é conselheiro da FSFLA, Fundação Software Livre América Latina desde 2005; trabalha como engenheiro de compiladores desenvolvendo Software Livre na Red Hat desde 2000; formou-se Engenheiro de Computação em 1995 e Mestre em Ciências da Computação em 1998, na Unicamp, onde tomou contato com Software Livre em 1991 e iniciou suas atividades de usuário, contribuidor voluntário, desenvolvedor profissional, ativista e evangelizador do movimento Software Livre. Foi ou ainda é co-mantenedor de diversos projetos de Software Livre, a maior parte deles ferramentas de desenvolvimento do sistema operacional GNU. É mantenedor do Linux-libre, uma versão Livre do kernel Linux, apropriada para utilização em distribuições GNU+Linux 100% Livres. [http://www.lsd.ic.unicamp.br/~oliva].
  • Eduardo Maçan
    Engenheiro pela Unicamp, fundador da lista de discussões linux-br. Eduardo Maçan, formado em Engenharia de Computação pela Unicamp, MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV é usuário de Software livre desde 1993, desenvolvedor do debian desde 1997. Participou de várias iniciativas e movimentos ligados à cultura livre como um todo, palestrando, escrevendo artigos e programando. Informações em: http://eduardo.macan.eng.br/.
  • Anahuac de Paula Gil
    Presidente do G/LUG-PB - Grupo de Usuarios Gnu/Linux da Paraíba, trabalha com informática a mais de 20 anos, tendo implementado soluções de redes e conectividade na Secretaria de Educação e Cultura da Cidade do Recife em projetos de infomatização popular patrocinadas pelo Ministério de Educação e Cultura do Brasil. Desde 2000 mantém o projeto LESP - Linux Easy Server Project, que objetiva facilitar a instalação, configuração e administração de servidores Gnu/Linux. Todos los programas do projeto LESP estão disponíveis em http://www.anahuac.biz/lesp. Atualmente trabalha como Consultor de TI para Software Livre no Ministério do Desenvolvimento Agrário do Brasil em Brasília onde é responsável pela migração e manutenção dos servidores e seus serviços. Informações em: http://www.anahuac.biz.
  • Rubens Queiroz
    Engenheiro eletricista, analista de sistemas especialista em Linux, Unix e derivados, professor de inglês certificado pela Cambridge University, escritor, palestrante e conferencista, gerente do Centro de Computação da UNICAMP e criador do método de Língua Instrumental que foi oferecido para 1.800 funcionários da UNICAMP nos anos de 1996, 1997 e 2001. Engenheiro eletricista, trabalha na Unicamp desde 1988, onde desenvolve trabalhos voltados para Educação a Distância e fomento ao uso de software livre. Criador do site Dicas-L, um dos primeiros portais de software livre nacionais. Autor dos livros "Linux - Dicas e Truques", "As Palavras Mais Comuns da Língua Inglesa", "Read in English - Uma Maneira Divertida de Aprender Inglês", e colaborou na confecção do livro "A Leitura nos Oceanos da Internet". Informações em: http://www.idph.net/equipe/rubens.shtml.
  • Jomar Silva
    Jomar Silva é engenheiro eletrônico, pós graduado em gestão de projetos e desenvolvimento de sistemas e Diretor Geral da ODF Alliance Chapter Brasil. Atua no mercado de TI desde 1996, com ênfase no desenvolvimento de software em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento para empresas do setor de Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Atua ainda como "advisor" em padrões abertos junto a indústria de software. É coordenador do Grupo e Trabalho na ABNT que tratou da adoção do ODF como norma brasileira e membro do OASIS ODF TC (comitê internacional que desenvolve o padrão ODF). Informações em: http://www.itweb.com.br/blogs/blog.asp?cod=86.
  • Sérgio Amadeu
    Informações em: http://samadeu.blogspot.com/. Sérgio Amadeu da Silveira é sociólogo e Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. É professor da pós -graduação da Faculdade de Comunicação Cásper Líbero. Autor de várias publicações, entre elas: Exclusão Digital: a miséria na era da informação. Militante do Software Livre. Sergio Amadeu da Silveira, sociólogo e doutor em Ciência Política. É Professor Titular do Programa de Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Membro do Conselho Científico da ABCiber. Foi presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Autor de diversas publicações, entre elas "Comunicação digital e a construção dos commons" e "Software Livre: a luta pela liberdade do conhecimento". É ativista do movimento de software livre.
  • Arnaldo Carvalho de Melo
    Ele é um dos fundadores da Conectiva, empresa líder na América Latina do sistema operacional Linux, sendo responsável pela criação da primeira versão do Conectiva Linux. Um hacker do kernel de longas datas, Acme é o mantenedor das pilhas de rede IPX, LLC e NetBEUIe criador do Projeto Linux Kernel Janitors. Informações em: http://under-linux.org/1403-entrevista-com-arnaldo-carvalho-de-melo.html
  • Eduardo Habkost
    Usuário de Linux desde 2001, Eduardo trabalha com desenvolvimento para o kernel Linux desde 2002, quando começou a trabalhar no desenvolvimento do Conectiva Linux, mantendo o kernel da distribuição. Em 2007, passou a integrar o time de virtualização da Red Hat, onde trabalha no Projeto Fedora, com Xen e outras tecnologias de virtualização.
  • Simon Phipps
    É o Diretor de open source da Sun Microsystems, coordenando a extensa participação da Sun Microsystems nas comunidades de software livre e participando ativamente nas conversações globais destas comunidades, tendo ajudado a fundar também o primeiro blog dos funcionários da sun. Atuando na indústria de computadores há mais de 20 anos, Simon já trabalhou como engenheiro de campo, programador, analista de sistemas, assim como envolveu-se à nível estratégico em várias companhias pelo mundo. Fascinado pela idéia de "atuar a distância", ele trabalhou com padrões OSI na década de 80, na primeira conferência comercial de software colaborativo na década de 90 e colaborou na implantação e o uso de Java e XML na IBM. Juntou-se a Sun em 2000, sendo atualmente líder do comitê governamental do OpenSolaris e um membro dos comitês (conselhos) do GNOME, OpenJDK e OpenSPARC. Graduado em engenharia eletrônica, é um membro afiliado e com assento na Sociedade Britânica de Computação onde faz parte do braço local do comitê da mesma. Vive no Reino Unido com sua família mas atua profissionalmente no vale do Silício nos EUA. Tem como hobbies principais a leitura, escrita de poesia, coleciona músicas, tira fotografias e manipula brinquedos legais. Sua página pessoal é http://www.webmink.net e a página de software livre da Sun é http://www.sun.com/foss.
  • Arun Gupta
    É um entusiasta do GlassFish focado em serviços web e aplicações web 2.0 na Sun. Possui 11 anos de experiência na indústria de software tendo trabalhado em tecnologias de computação distribuída, plataforma Java(TM), C++ e várias tecnologias relacionadas a web. Atualmente trabalha para criar e desenvolver a comunidade GlassFish e tecnologias relacionadas. GlassFish é um servidor de aplicativos JavaEE, 100% open source, da Sun Microsytems. Arun foi gerente da especificação Java API para serviços XML Web (JAX-WS) na platforma Java. JAX-WS é o método padrão para criar e chamar serviços web na plataforma Java. Arun faz "commits" em muitos projetos da comunidade GlassFish, todos eles open source. Participou de muitas organizações desenvolvedoras de padrões e relaciona-se bem com membros de outras empresas. Está com a equipe Java EE desde a sua origem e desde então contribui para todos os releases Java EE e muitos Java SE (JDK). É blogueiro e seu blog conta com cerca 500 posts e visitantes de todo o mundo chegando a 20.000 acessos por dia. Seu blog:
    http://blogs.sun.com/arungupta
  • Marcos Mazoni
    Considerado um dos precursores do software livre no Brasil, Marcos Mazoni é o atual presidente da a maior empresa de tecnologia da informação da América Latina, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Mazoni preside ainda o Comitê de Implantação de Software Livre do governo federal.
  • Michael Tiemann
    É vice-presidente da Open Source Affairs da Red Hat e presidente da Open Source Initiative. Anteriormente, foi diretor técnico da Red Hat Officer e atuou em uma série de conselhos, incluindo o Embedded Linux Consortium, o Jabber Technical Advisory Board, o GNOME Foundation Advisory Board, o Sahana Board e o Board of Directors of ActiveState Tool Corp. Tiemann foi um dos co-fundadores da Cygnus Solutions em 1989. Suas contribuições para a programação de software livre incluem a autoria do compilador da GNU C + + e trabalhos sobre o compilador GNU C e da GNU Debugger.
  • Ion-Mihai Tetcu
    Ion-Mihai Tetcu tem 29 anos, é desenvolvedor do FreeBSD e um dos principais membros do Projeto Dspam. Seu primeiro port foi o mail/dspam-devel feito em meados de 2003. Hoje mantem em torno de 50 ports nas mais diversas categorias. É conhecido por ter desenvolvido nos últimos meses um sistema para a verificação e teste de qualidade na coleção de ports do sistema chamado de QAT (QA Tinderbox). Seu principal interese nos últimos dias tem sido estudar os procedimentos de ensaio para aplicar QA nos mais de 20.000 ports que compõe a coleção de pacotes do FreeBSD. Fora os interesses em TI, Ion-Mihai Tetcu gosta de história, filosofia e alpinismo. Mais informações: http://www.fug.com.br/content/view/601/54/
  • Edem Cardin
    É formado em Ciência da Computação e desde 1998 desenvolve softwares com Perl. Atualmente, colabora com vários projetos de softwares de código aberto baseados em Perl, tais como Catalyst, DBIx::Class e Reaction.
  • Christian Grothoff
    Dr. Christian Grothoff é professor assistente de Ciência da Computação na Universidade de Denver (DU). Suas pesquisas abrangem linguagens de programação, engenharia de software e segurança da computação. É mantenedor de diversos projetos GNU, incluindo GNUnet, GNU's framework para segurança na rede peer-to-peer.
  • Jacob Appelbaum
    É fotógrafo independente e hacker de segurança na computação. Atualmente trabalha no Projeto Tor. Jacob é o diretor executivo e fundador da hackerspace Noisebridge, localizada em São Francisco (Califórnia). Mais informações: http://en.wikipedia.org/wiki/Jacob_Appelbaum
  • Chris Hofmann
    Como director de engenharia e projetos especiais da Mozilla Foundation e Corporation, Chris Hofmann tem liderado a pesquisa e o trabalho de desenvolvimento de milhares de colaboradores livres por todo o mundo e contribuído para cada lançamento dos navegadores Netscape e Mozilla desde 1996. Ele e uma equipe de engenheiros foram os responsáveis por criar uma organização independente e auto-sustentável. Em 2004, Chris gerenciou e realizou o primeiro lançamento mundial do Mozilla Firefox 1.0. O lançamento do Firefox ajudou a atingir os objetivos da Fundação Mozilla de apoiar padrões de web aberta e de fornecer inovação e opções de software para Internet. Sua ampla aceitação colocou o Firefox em um caminho para o crescimento notável no mercado. Chris agora desenvolve parcerias com empresas que testam, desenvolvem e distribuem a tecnologia do Mozilla de diferentes maneiras. Ele também ajuda a construir as comunidades do Mozilla ao redor do mundo – o Firefox está disponível em mais de 40 línguas – e a dar suporte aos usuários do Firefox. Chris trabalha com pesquisadores da área de segurança, visando melhorar a segurança do browser, e com uma grande variedade de iniciativas móveis utilizando a tecnologia do Mozilla.
  • Mark Surman
    Mark Surman está no negócio de ligar as coisas: as pessoas, idéias, tudo. Um ativista da comunidade tecnológica há quase 20 anos, Marcos é atualmente o diretor executivo da Fundação Mozilla, com foco em inventar novas formas de promover a abertura e as oportunidades na Internet. Além disso, Marcos promove discussões sobre "abrir tudo" em sua cidade natal – Toronto – e em todo o mundo.
  • Nick Nguyen
    É o responsável pelos Add-ons do Mozilla. Já trabalhou com a extensão do Delicious Bookmarks no Yahoo!. Ele aprendeu como Add-ons podem ser uma parte essencial da vida na Internet. Atualmente, trabalha com a equipe do Add-ons e a comunidade para descobrir a melhor direção para AMO, conduzindo o debate sobre como podem crescer e melhorar. Mais informações: http://blog.mozilla.com/blog/2009/05/20/mozilla-la...
  • Matt Lee
    Matt foi GNU Webmaster em 2003, e mais tarde, em 2006, tornou-se o Chief Webmaster do Projeto GNU. É o responsável pelas campanhas da Free Software Foundation e um membro ativo das comunidades de software livre e cultura livre. Fundou a comunidade de cultura livre CNUK em 1997 e a FooCorp em 2008. Matt é um ativo palestrante sobre software Livre, Cultura Livre, Digital Restrictions Management e Criatividade, e co-autor do livro Exploring Freedom com Rob Myers. Em seu tempo livre está em http://libre.fm/. Fonte: http://www.gnu.org/people/webmeisters.html
  • Maria Leandro
    Embaixadora do Projeto Fedora na Venezuela. Estudante de Programação do último ano, trabalha como designer gráfica, especializada em frontends, Desktop image, gráficos e ambientes em 2D e 3D, desenvolvimento de animações e jogos em 3D e jogos educativos em 2D, e edição de fotos.
  • Matias Maceira
    Coordenador dos Embaixadores do Projeto Fedora na Argentina. Trabalha principalmente na organização de eventos, distribuição de mídia (cds/dvds) e na divulgação através de IRC e listas de correio eletrônico do projeto regional.
  • Neville Cross
    Embaixador do Projeto Fedora na Nicarágua. É formado em administração de empresas, conferencisita, entusiasta das tecnologias e rádio amador.Juntou-se à comunidade Fedora-ni e ao GUL-NIC (Grupo de Usuários Linux de Nicarágua) em março 2008.
  • Cláudio Filho
    Cláudio Filho é graduado em Sistemas de Informação. Trabalha com TI desde 1988 e com Linux desde 1994. Iniciou no mundo do software livre no ano 2001, com a localização do OpenOffice.org para o português do Brasil. Filho criou as comunidades brasileiras de PostgreSQL e Mozilla. Na atualidade, vive na Galícia - Espanha, trabalhando na Consultora Tegnix TIC, uma empresa especializada em projetos de migração para software livre e continua participando nos projetos de Código Aberto e Software Livre brasileiros e galegos.
  • Danese Cooper
    Danese Cooper é programadora, cientista da computação, e defensora dos softwares de código aberto. Conhecida como a “Diva do Open Source" depois de criar a comunidade Open Source na Sun Microsystems e na Intel, ela é atualmente membro da diretoria da Open Source Initiative. Atualmente, trabalha na Revolution Computing.
  • Teresa Giacomini
    Teresa Giacomini é Senior Program Manager na Sun Microsystems. Ela ingressou na equipe OpenSolaris há quatro anos visando construir um relacionamento com alunos e professores ao redor do mundo. Ao longo do tempo, este papel cresceu, com o objetivo de incluir outros tipos de sensibilização da comunidade, tais como conferências, comércio, shows e os grupos de usuários. Através de seus esforços, o número de grupos de usuários de OpenSolaris quase duplicou nos últimos meses. Antes do OpenSolaris, ela realizou uma série de programas de gestão e funções administrativas na Sun, Oracle e várias outras companhias de software.
  • Dan Bernstein
    Daniel Julius Bernstein (ou simplesmente D. J. Bernstein) é professor da Universidade de Illinois em Chicago, matemático, criptologista e programador. Bernstein é autor dos softwares de computador qmail, djbdns e publicfile. Bernstein propôs também o Internet Mail 2000, um sistema alternativo de correio eletrônico, destinado a substituir o Simple Mail Transfer Protocol (SMTP), o Post Office Protocol (POP3) e o Internet Message Access Protocol (IMAP)
  • Toshio Kuratomi
    Toshio é há muito tempo colaborador do Projeto Fedora. Ele gasta parte do seu tempo escrevendo aplicações Phyton, que ajudam a impulsionar a infra-estrutura do projeto.
  • Marcelo Tosatti
    É programador de computadores. Foi responsável pela manutenção da versão 2.4 do kernel do sistema operacional Linux entre novembro de 2001 e agosto de 2006. Atualmente, trabalha na empresa RedHat, preparando os softwares para o "Laptop de 100 dólares", que é um projeto de inclusão digital desenvolvido pela One Laptop per Child ("Um Laptop por Criança"), organização sem fins lucrativos que reúne o Massachusetts Institute of Technology (MIT), a empresa RedHat e outros patrocinadores.
  • Bruno Souza
    É diretor das Comunidades Open Source na Sun Microsystems. Conhecido como o JavaMan, Bruno é um evangelista Java e Open Source. É o criador do SouJava, o grupo de usuários Java, e trabalha com muitos outros GUs Java no mundo. É desenvolvedor Java desde os primórdios da tecnologia. Participou de alguns dos maiores projetos Java do Brasil e de centenas de encontros internacionais. É diretor da Open Source Initiative, na qual ele discute a evolução do movimento open source. Fora do computador, Bruno aproveita seu tempo ensinando software livre através de apresentações com marionetes, entre outras coisas.
  • Christoph Hellwig
    Christoph Hellwig tem trabalhado com Linux há mais de 10 anos, desde então centrado em questões relacionadas com o kernel. Ele também tem se envolvido em vários projetos de Software Livre. Após uma série de pequenos contratos de programação e administração de rede, trabalhou para a filial alemã da Caldera no desenvolvimento do kernel e sobre vários aspectos do userlevel da distribuição OpenLinux. Mais tarde aderiu ao grupo de armazenamento e filesystem da SGI, focando xfs para Linux. Desde 2004, trabalha como autônomo fazendo consultoria e treinamento em Linux Kernel e armazenamento.
  • Ryan Ozimek
    Atual membro do Steering Committee da Open Source Initiative, membro da diretoria da Open Source Matters e co-fundador e CEO da PICnet Inc. Com enfoque em tecnologias open source, Ozimek está constantemente a procura de formas em que a Internet possa servir melhor o “bem maior” e, mais especificamente, as entidades sem fins lucrativos.
  • Juantomas García
    Responsável pelo Open Movilforum. Autor do primeiro livro em espanhol sobre software livre – "La pastilla roja", García também participou da elaboração de várias leis sobre software livre e sociedade do conhecimento no Parlamento Espanhol.
  • Lourdes Muñoz
    É deputada por Barcelona no Congresso espanhol desde 2002 e porta-voz do Grupo do Governo no Parlamento espanhol. É o principal nome no Governo do Presidente José Luis Rodríguez Zapatero, na defesa pela utilização de tecnologias livres, nos temas da sociedade da informação e de gênero. Engenheira Técnica em Gestão de Informática por formação, Lourdes começou sua militância na Juventude Socialista da Catalunha (JSC) em 1984.
  • Juan Rodriguez
    Embaixador do Projeto Fedora no México. Atualmente, é desenvolvedor e designer de software, tendo como foco as pequenas e médias empresas. Também trabalha como consultor. É apaixonado por softwares de código aberto e promove o uso de aplicativos como o GIMP, Firefox e Open Office, e a utilização do Fedora Linux.
  • Breno Leitão
    Formado em Ciências da computação na USP e pós-graduado na Unicamp, Leitão é engenheiro de software e escreveu um livro sobre o SystemTap, além de já ter trabalhado em empresas como Async Open Source e CPqD.
  • Dennis Gilmore
    É o atual engenheiro responsável pelo lançamento das versões do Spacewalk e do Red Hat Network (RHN), soluções de gerenciamento de sistemas, incluindo um gerenciador de conteúdo de software e uma interface web amigável para gestão dos servidores. Já trabalhou como engenheiro de desenvolvimento e responsável pelo lançamento das versões do Projeto OLPC. É membro do FESCO (Fedora Engineering Steering Committee).
  • Thiago Rocha Camargo
    Trabalha com XMPP desde 2002 e com especial enfoque em Jingle desde 2005. Já trabalhou na Jive Software com vários recursos de mídia como Jingle, STUN, Media Proxy e SIP para Openfire, Smack and Spark; na Nimbuzz, trabalhou como Gerente de Voz, tendo que fazer o design e a arquitetura de uma conversão dos antigos serviços de voz baseados em SIP para uma rede baseada em XMPP/Jingle.