O Evento

11/04/2018 11:04:03 por alineperes

Sobre o FISL

18 anos fortalecendo o conhecimento colaborativo e construindo tecnologias livres.

A cada ano o Fórum Internacional Software Livre vem se firmando como um local de discussão e exposição das principais novidades e inovações em tecnologias livres.

Desde a primeira edição, o FISL tem como principal valor “a tecnologia que liberta”, incentivando a manutenção da transparência na tecnologia, seja nos códigos, nos padrões abertos, no compartilhamento de conhecimento e na luta pela internet livre e neutra.

Em 2018 o FISL será novamente o palco do maior encontro de comunidades de Software Livre do mundo. Juntos, iremos compartilhar conhecimentos e inovações, renovar conexões com as comunidades, participar do ecosistema das tecnologias livres e abertas, mas também inquietações em busca do nosso objetivo comum: construir uma humanidade mais justa, colaborativa e com conhecimento livre.

Porque ir

O software livre está presente nos negócios, no comércio eletrônico, na educação, na Web, nos dispositivos móveis, na infraestrututa de TI e em tantos outros aspectos da vida moderna.

Assim sendo, é importante saber quais tecnologias se integram melhor umas com as outras, como os projetos de código aberto que você usa são desenvolvidos e suportados e por quem e entender sobre licenciamento. Nos quatro dias do FISL você encontra:

  • Técnicas para escrever o melhor código
  • Vantagens de usar softwares que você pode ter acesso ao código e modificar, se necessário
  • Como participar de uma comunidade
  • Como migrar de instalações comerciais caras para soluções de código aberto mais eficientes e econômicas
  • Inovações na administração de sistemas e em redes que sua organização pode começar a usar imediatamente para aumentar a eficiência
  • Conhecimento para garantir que seu código seja realmente seguro
  • Técnicas fundamentais e dicas avançadas para dimensionar e otimizar seus sistemas com economia de tempo
  • Técnicas para aumentar a produtividade e reduzir o custo de implantação, desde bancos de dados até computação em nuvem
  • Projetos, serviços, linguagens e ferramentas promissores
  • Temas atualizados, como Big Data, Internet das Coisas, Cloud Computing, Inteligência Artificial, Robótica, entre outros.

Saiba tudo sobre as edições anteriores

Para conhecer ou matar as saudades das últimas edições do FISL, visite os sites dos outros anos:

   FISL17

   FISL16

   FISL15

   FISL14

   FISL13

   FISL12