Destaques & Convidados

25/04/2018 02:04:22 por alineperes

DESTAQUES

Aqui colocamos em destaque as atividades do FISL 18 dentro dos temas que mais contribuem atualmente para o software livre, dentro do conjunto da cultura livre.

[LISTA DE RESUMOS DOS DESTAQUES – COM LINK PARA A AGENDA]

CONVIDADOS

Os expoentes do software livre são aqueles que agregam as maiores comunidades ou trazem novidades de grande impacto no desenvolvimento da tecnologia e no benefício da sociedade. Convidamos um grupo de pessoas que são relevantes para a cultura livre através de seu trabalho.

 

Anahuac de Paula Gil
Nerd, evangelizador e desenvolvedor de Software Livre.Membro fundador do G/LUG-PB – Grupo de Usuários Gnu/Linux da Paraíba, com mais de 25 anos de experiência na área de TI.
Ganhador do Prêmio AREDE de 2014, empreendedor, professor, autor dos livros OpenLDAP Extreme,  OpenLDAP Extreme e Um Tetranacional do Software Livre, palestrante em diversos eventos sobre questões técnicas e filosóficas da democratização do conhecimento tecnológico, privacidade, liberdade de expressão e Software Livre. Consultor independente para tecnologias livres para diversas organizações como a TV Globo, Prefeitura Municipal de João Pessoa. Mantenedor do primeiro servidor Diáspora no Brasil – http://www.diasporabr.com.br. Coordenador do projeto de inclusão digital JUNTS http://junts.com.br, organizador da EXPOTEC http://www.expotec.org.br e membro fundador do coletivo conservador e reacionário #ultraGNU https://t.me/ultraGNU dedicado a defender a filosofia do Software Livre.
 

 

Alexandre Oliva  
Evangelizador do Movimento Software Livre. Palestrante GNU. Conselheiro da FSF (Free Software Foundation) América Latina. Ativista do grupo LibrePlanet São Paulo. Premiado pela FSF (a original) pelas contribuições para o Progresso do Software Livre (2016). Mantenedor do GNU Linux-libre e do IRPF-Livre e co-mantenedor do GCC (GNU Compiler Collection), GNU binutils e GNU libc. Desenvolvedor de ferramentas de desenvolvimento GNU na Red Hat Brasil. Engenheiro de Computação e Mestre em Ciências da Computação formado na Unicamp.>
 

 

  João Eriberto Mota Filho
Oficial de Cavalaria do Exército Brasileiro, atualmente na reserva. Gerente de rede e de segurança. Professor em cursos de pós-graduação. Autor dos livros Linux & Seus Servidores (2000), Pequenas Redes com Microsoft Windows (2001), Descobrindo o Linux (3ª edição em 2012) e Análise de tráfego em redes TCP/IP (2013). Desenvolvedor Debian.
 

 

Er Galvão Abbott  
Presidente (2012-2017) Associação Brasileira de Profissionais PHP;
Diretor da PHP Conference Brasil;
Evangelista e Contribuinte para a Linguagem;
Zend Framework Evangelist para o ZTeam, da RogueWave / Zend;
Fedora Ambassador, LATAM;
Professor Convidado de Pós-Graduação, PR e SC;
23+ anos desenvolvendo sistemas e aplicações com interface web, sendo 18+ destes com PHP e 10+ com Zend Framework
Fundador* e membro do GU PHPRS

 

 

 

  Nelson Pretto
Professor Titular (e ativista) da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutor em Comunicação (USP, 1994). Bolsista do CNPq. Conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) Bahia. Membro da Academia de Ciências da Bahia. Foi diretor da Faculdade de Educação da UFBA (2000 a 2008) e Titular do Conselho de Cultura do Estado da Bahia (2007 a 2011). Coordenador geral do projeto de pesquisa Conexão Escola-mundo: espaços inovadores para a formação cidadã (CNPq/2018).
Redes: @nelsonpretto e @nlpretto
http://www.pretto.info
 

 

 Clayton Eduardo Dausacker  
Assistente Social
– Usuário GNU
– Ativista do Movimento Software Livre
– Sócio ASL (Associação Software Livre.Org)
– Membro do Grupo de Usuários de Software Livre #ultraGNU
– Palestrante na Formação para Professores 2014
– Palestrante Software Freedom Day 2014, 2015 e 2016
– Palestrante Fórum Tchelinux 2014, 2015 e 2017
– Palestrante Painel Software Livre 2015
– Palestrante FLISOL 2015 e 2016
– Palestrante FISL16 e FISL17
– Palestrante VII Festival de Software Livre do Vale do Sinos 2017
 

 

  Julio Trecenti
Bacharel, mestre e doutorando em Estatística pelo IME-USP. Secretário-geral da Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ). Presidente do CONRE-3a Região. Sócio da Platipus Consultoria em inteligência jurídica e analytics. Sócio da Curso-R treinamentos e consultoria – Trabalha com web scraping, consolidação de dados, visualização e modelagem, construindo modelos preditivos, APIs, pacotes em R e dashboards em Shiny. Coordenador e ministrante de diversos cursos sobre R, ciência de dados e jurimetria. É tão nerd que convence todos seus amigos a mexerem no R e fazerem estatística.
 

 

Paloma Costa  
Graduada em Ciência da Computação, pós graduada em gestão de projetos pela USP-SP.
Profissional com 17 anos de experiência em Tecnologia da Informação.
Atua como Scrum Master liderando uma equipe de desenvolvimento de software.
Milita como incentivadora e propulsora da inserção da mulher no mercado de TI desde o período universitário criando o Grupo JavaWoman.
 

 

  Pedro Resende
Matemático e Professor no Departamento de Ciência da Computação da UnB, onde atualmente leciona. No vale do silício, trabalhou com controle de qualidade na Apple Computer e com as primeiras aplicações em hipertexto (hypercards), em 1988. Publicou no Brasil, no exterior e na web, mais de duas centenas de artigos e ensaios sobre a revolução digital, software livre, criptografia, segurança na informática, evolução de programas maléficos, paradigmas computacionais e epistemologia da ciência. Ex-conselheiro da FSFLA (Free Software Foundation Latin America). Conselheiro do Instituto Brasileiro de Política e Direito na Informática e ex-representante da sociedade civil no Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, ICP-BR, por designação do presidente da República (2003-2006).
 

 

Alessandro Faria  
Palestrante, pesquisador, sócio fundador da empresa OITI/NETi TECNOLOGIA fundada em 1996, experiência com tecnologia em 1983 com 11 anos de idade.
Leva o Linux a sério, pesquisa e trabalha com biometria e visão computacional desde 1998.
Experiência com biometria facial desde 2003, redes neurais artificiais e neurotecnologia desde 2009.
Inventor da tecnologia CERTIFACE, da imagem Linux LiMobile e OSAR, mais de 79 palestras ministradas, 14 artigos impressos publicados, mais de 8 milhões de acessos nos 113 artigos publicados no Viva O Linux. Mantendor de projetos opensource, rpm oficiais e o guia FOCA Linux mobile (ePUb) desde 2010, Embaixador openSUSE, membro oficial: Viva O Linux desde 2003, openSUSE desde 2010, Área 31 HackerSpace, desde 2014, OWASP desde 2016, Mozillians desde 2017 e colaborador da biblioteca oficial openCV.
 

 

Ana Matte
Doutora em Semiótica e Linguística Geral pela USP e pós-doutora em Linguística pela UNICAMP, é professora e pesquisadora da UFMG com bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq. Fundou em 2006 o Grupo Texto Livre: Semiótica e Tecnologia, dedicado ao desenvolvimento de software livre educacional e recursos educacionais abertos, bem como 3 eventos online e um periódico científico, todos para divulgação e defesa da cultura e do software livres, dos recursos educacionais abertos e da utilização de tecnologias livres na educação. Dentre os softwares de cujo desenvolvimento participa ativamente estão o Grateli – Gramática Aberta do Texto Livre, o Dadossemiotica (para coleta de dados de análise textual) e Linha do Texto (jogo para trabalho educacional com categorias semânticas e semióticas). Coordena o Laboratório de Semiótica e Tecnologia SEMIOTEC, é membro da ASL e do Grupo de Ciência Aberta do Brasil.
 

 

Marcos Vinicius Mazoni  
Mazoni é formado em administração de empresas e pós-graduado em tecnologia da informação, pela FGV, e em gestão empresarial, pela UFRGS. Trabalhou, por 20 anos, na Companhia Riograndense de Telecomunicações. Atuou também na Prefeitura de Porto Alegre, na Procempa, Foi presidente da Procergs, de 1999 a 2002;diretor, da Celepar, empresa estadual de informática do Paraná, de 2003 a 2006;e diretor-presidente do Serpro, de 2007 a 2016. Envolvimento com o movimento do software livre Mazoni é um dos precursores do movimento de software livre no Brasil, onde ajudou a coordenar o I Fórum Internacional de Software Livre, realizado em Porto Alegre, em 2000,[2] que é um dos maiores eventos de software livre do mundo. Foi um dos principais criadores do maior evento de informática do Paraná, a Latinoware, realizado anualmente em Foz do Iguaçu.[carece de fontes] Na Celepar, Mazoni é considerado um dos principais responsáveis pela adoção de software na empresa e no Governo do Estado do Paraná. Aumentou o número de funcionários mas gerou uma redução de custos através do novo paradigma. No Serpro fez inúmeros projetos de software livre, mas considera suas principais realizações a ferramenta de desenvolvimento Java – Demoiselle e a suite de comunicação – Expresso, além da nuvem da empresa usando OpenStack.
 

 

Valéria Barros
Ativista do movimento Software Livre no Brasil e de comunidades seguras para mulheres. Engenheira de Software, especialista em sistemas web de alta demanda e arquitetura de banco de dados. Estudante de Data Science em busca de autonomia e criação de sistemas com relevância social.

 

 

 

Pricilla Andrade  
Atualmente é professora da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Coordena a área de som do Curso de Comunicaçao Rádio e TV/UNEB. Coordena o Projeto de Extensão e Pesquisa WEB RÁDIO na UNEB, com uso do Software Livre. Atua no campo da Tecnologia, Comunicação e Educação, Comunicação e Estética. Possui experiência em monitoria de EAD 2014/2015, no Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias para professores da rede estadual de ensino. Graduada em Comunicação Social (Rádio e TV) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/2005). Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade do Sul (FACSUL2007) e Mestre em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC 2006/2008). Atuou na União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME, Itabuna/Ba, 2008/2013). Começou especialização em Artes Visuais: Cultura e Criação (SENAC/BA/2012). Tem experiência na área de produção radiofônica, redação para rádio, comunicação e cultura e tecnologias. Desenvolve trabalhos na metodologia da análise do discurso, análise de produtos da linguagem audiovisual e tecnologias digitais.
 

 

Daniel Coletti
Daniel Coletti (dax) é um activista argentino com mais de vinte anos no Software Livre. Ajudou a criar muitos LUGs e a organizar congressos de SL em seu país. Além disso, fundou duas empresas de SL e uma cámara delas (CADESOL – Cámara Argentina de Empresas de Software Libre). Agora está fundando uma empresa de impacto social (de serviços digitais) com o colectivo de pessoas trans.
 

 

Rafael Pertti Pezzi  
O Prof. Rafael Pezzi é professor do Instituto de Física da UFRGS. Tendo experiência em feixes de íons e sua aplicação para materiais avançados para a microeletrônica e nanotecnologia, foi pesquisador visitante do T.J. Watson Research Center da IBM. É membro da colaboração ALICE/CERN que estuda as propriedades do plasma dequarks e glúons através da colisão de íons pesados ultra-relativísticos e coordenador do Centro de Tecnologia Acadêmica da UFRGS, atuando na pesquisa e desenvolvimento de
hardware e software livres e suas aplicações.
 

 

Carlos Castro
Projetista [DevOps] da Economia do Desenvolvimento; técnico e consultor na implementação de negócios e ações de TI e TICs e Internet e C&T e INOVAÇÃO. Analista de Sistemas; programador; consultor; gerente em empresas de TI; cargos de direção na área pública; na área desde 1968. Fundador da APPD-RS, da APPD-Nacional e do Sindppd-RS e da FENADADOS; exerceu cargos de direção dessas entidades. Participa do PSL RS, do PSL Brasil e da ASL.Org; e de todas as edições do FISL; é assessor técnico do SINDPD-DF.
 

 

Renan Bohrer da Silva  
Licenciando em física pela UFRGS e contribuidor do Centro de Tecnologia Acadêmica (IF/UFRGS, CAp/UFRGS), atuando na área de ensino, pesquisa e extensão em tecnologias livres e educação por projetos, tendo apresentado trabalhos em eventos como FISL, Latinoware, Ciência Aberta, e-HAL, entre outros.
 

 

Wilkens Lenon Silva de Andrade
Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE. Graduado em Licenciatura em Computação pela UEPB. Ativista cibernético engajado pela causa da cultura livre/software livre. Tem interesse em pesquisar, desenvolver e usar tecnologias de código aberto no cenário educacional.
 

 

Thomas T. Soares  
Engenheiro e pesquisador sobre Energia Livre. Ativista do movimento Software Livre e usuário do GNU/Linux desde 1993
 

 

Gustavo Pacheco
Gustavo Pacheco é membro eleito do Membership Committtee da The Document Foundation e contribui com o projeto desde a sua fundação. Atualmente divide suas tarefas colaborativas entre a manutenção do banco de dados de membros da TDF e as sessões de certificação online de candidatos da América Latina.
 

 

Ole Peter Smith  
Mestre em Engenharia (1990) e PhD em Matemática (1996) , pela Technical University of Denmark. Ex-professor e Systems Administrador na instituição onde se formou. Após migração para Brasil em 2002, atuou como coordenador geral de TI, Prefeitura Municipal de Iporá, professor e coordenador de informática na UEG/UnU Iporá e FAI (Faculdade de Iporá). Atualmente é professor adjunto do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás.Desenvolvedor de SiDS (Sistema de Distribuição de Salas), SiPE (Sistema de Planos de Ensino), SiVent (Sistema de Gestão de Eventos e SAdE (Sistema Administrativo Escolar). Todos desenvolvidos inteiramente com ferramentas livres. Presidente fundador do SLOG (Software Livre Oeste Goiano) e sócio do ASL-GO e ASL-BR. Coordenador geral do XI FGSL (Fórum Goiano de Software Livre) que acontecerá nos dias 21-22/11/2017. Contribuiu em diversos eventos no território nacional, abordando em palestras e minicursos temas como Liberdade e Filosofia Livre, Programação Científica e Numérica, Softwares Matemáticos Livres, Desenvolvimento de Aplicações Web, LaTeX Básico e LaTeX Utilizado para Impressos em Aplicações Web.
 

 

Cíntia Boll
​Sou enunciação em uma estética educadora que compartilha experiencias em sala de aulas textuais e não textuais, preferencialmente na Faced-UFRGS.​
 

 

João Fernando Costa Junior  
Administrador, professor universitário, especialista em Informática na Educação, Docência no Ensino Superior e Técnico, Gestão de EAD e Mestrando em Educação. É editor-chefe, idealizador, diagramador e responsável pela Revista Espírito Livre (revista.espiritolivre.org). É idealizador e responsável pela Rede Espírito Livre, entidade que atua na mobilização e organização de diversos eventos e projetos relacionados a software livre, como a Revista Espírito Livre, a TV Espírito Livre e o Fórum Espírito Livre. Responsável pelo PSL-ES e Membro da TDF e ASL.